Imagem: freepik

A alcachofra tem como valor nutritivo a vitamina C e sais minerais (ácido fólico, magnésio e potássio).

Vários estudos biológicos com extratos brutos e purificados de alcachofra, realizados tanto em animais quanto em humanos, demonstram atividades hipolipidêmica, hepatoprotetora, colerética, colagoga (facilitam a transferência de bile contida na vesícula biliar para o duodeno), antioxidantes e outros. Relata-se que a cinarina é a principal responsável pelas atividades colagoga e colerética (aumentam a quantidade de bile segregada pelo fígado que fica armazenada na vesícula biliar).

Uso medicinal

Vitamina C, flavonoides e carotenoides: ajuda no combate aos radicais livres e aumenta a produção de colágeno, diminuindo as rugas e a flacidez.

Além disso, a alcachofra é rica em fibras que equilibram os níveis de açúcar no sangue, prevenindo a inflamação das células e, consequentemente, a flacidez e o envelhecimento precoce.

Fibras: a alcachofra auxilia na formação do bolo fecal e na eliminação das fezes, sendo um  ótimo alimento para combater a prisão de ventre.

Por ser rica em fibras, como a inulina e pectina, a alcachofra ajuda a diminuir a absorção e aumentar a eliminação de gordura pelas fezes, promovendo a redução dos níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e de colesterol total no sangue.

Além disso, a alcachofra é rica em compostos antioxidantes, como flavonoides, carotenoides e vitamina C, que evitam a formação de radicais livres e previnem a formação de placas de gordura no sangue, evitando a aterosclerose.

Inulina: fibra presente em muitos vegetais que ajuda na perda de peso, pois é digerida mais lentamente, prolongando a saciedade e diminuindo a fome.

Por conter baixas quantidades de calorias e promover a eliminação do excesso de líquido corporal, a alcachofra é uma ótima opção para acrescentar em cardápios de dietas para perda de peso.

 

 

Fonte: tuasaude.com

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Categorias
Últimos Assuntos
Tags

Livro Plantas Medicinais:
Sabedoria Milenar